sexta-feira, 14 de março de 2008

SEMANA SANTA - LAUDES DA QUARTA FEIRA

QUARTA-FEIRA DA SEMANA SANTA -LAUDES

D. Abri os meus lábios, ó Senhor.

R. E minha boca anunciará vosso louvor

Invitatório

Antífona: Cristo por nós foi tentado, sofreu e na cruz morreu: vinde todos adoremos!

D. - Vinde, exultemos de alegria no Senhor/aclamemos o rochedo que nos salva!/Ao seu encontro caminharemos com louvores,/ e com cantos de alegria o celebraremos!

D- Na verdade, o Senhor é o grande Deus,/o grande Rei, muito maior que os deuses todos./Tem nas mãos as profundezas dos abismos,/e as alturas das montanhas lhe pertencem;/- o mar é dele, pois foi ele quem o fez,/e a terra firme suas mãos a modelaram.

D. - Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,/e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!/- Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,/e nós somos o seu povo e seu rebanho,/as ovelhas que conduz com sua mão.

D.= Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:/"Não fecheis os corações como Meriba,/como em Massa, no deserto, aquele dia,/- em que outrora vossos pais me provocaram,/apesar de terem visto as minhas obras".

D. = Quarenta anos desgostou-me aquela raça/e eu disse: "Eis um povo transviado,/seu coração não conheceu os meus caminhos!"/E por isso lhes jurei na minha ira:/"Não entrarão no meu repouso prometido!"

Hino

Eis o tempo de conversão,/Eis o dia da salvação:/Ao Pai voltemos, juntos andemos./Eis o tempo de conversão!

1a.Os caminhos do Senhor/são verdade, são amor:/dirigi os passos meus:/em vós espero, Ó Senhor!

b. Ele guia ao bom caminho/quem errou e quer voltar:/Ele é bom, fiel e justo:/Ele busca e vem salvar. (Sl. 25)

2a. Viverei com o Senhor:/Ele é o meu sustento./Eu confio, mesmo quando/Minha dor não mais agüento.

b.Tem valor aos olhos seus/meu sofrer e meu morrer:/libertai o vosso servo/e fazei-o reviver! (Sl. 116)

Salmo 76 - Lembrando as maravilhas do Senhor

Antífona 1. No meu dia de aflição, minhas mãos buscam a Deus.

A.- Quero clamar ao Senhor Deus em alta voz,/em alta voz eu clamo a Deus: que ele me ouça!/= No meu dia de aflição busco o Senhor;/sem me cansar ergo, de noite, as minhas mãos,

B.- E, minh'alma não se deixa consolar./Quando me lembro do Senhor, solto gemidos,/e, ao recordá-lo, minha alma desfalece./- Não me deixastes, ó meu Deus, fechar os olhos,

A.- E, perturbado, já nem posso mais falar!/Eu reflito sobre os tempos de outrora,/e dos anos que passaram me recordo;/- meu coração fica a pensar durante a noite,

B.- E de tanto meditar, eu me pergunto:/Será que Deus vai rejeitar-nos pare sempre?/E nunca mais nos há de dar o seu favor?/- Por acaso, seu amor foi esgotado?

A.- Sua promessa, afinal, terá falhado?/Será que Deus se esqueceu de ter piedade?/Será que a ira lhe fechou o coração?/- Eu confesso que é esta a minha dor,

B.- "A mão de Deus não é a mesma: está mudada!/"Mas, recordando os grandes feitos do passado,/vossos prodígios eu relembro, ó Senhor;/- eu medito sobre as vossas maravilhas/

A.- E sobre as obras grandiosas que fizestes./São santos, ó Senhor, vossos caminhos!/Haverá deus que se compare ao nosso Deus?/- Sois o Deus que operastes maravilhas,/

B.- Vosso poder manifestastes entre os povos./Com vosso braço redimistes vosso povo,/os filhos de Jacó e de José./- Quando as águas, ó Senhor, vos avistaram,

A.- Elas tremeram e os abismos se agitaram/As nuvens derramaram suas águas,/a tempestade fez ouvir a sua voz,/por todo lado se espalharam vossas flechas.

B.- Ribombou a vossa voz entre trovões,/Vossos raios toda a terra iluminaram,/a terra inteira estremeceu a se abalou./= Abriu-se em pleno mar vosso caminho

A.- E a vossa estrada, pelas águas mais profundas;/Mas ninguém viu os sinais dos vossos passos./Como um rebanho conduzistes vosso povo/e o guiastes por Moisés a Aarão.

Antífona. No meu dia de aflição, minhas mãos buscam a Deus.

Cântico 1Sm 2,1-10 - Os humildes se alegram em Deus

Antífona 2. Se morrermos com Cristo, nós cremos que com Cristo também viveremos.

A.- Exulta no Senhor meu coração,/e se eleva a minha fronte no meu Deus;/- minha boca desafia os meus rivais/porque me alegro com a vossa salvação.

B.- Não há santo como é Santo o nosso Deus,/ninguém é forte à semelhança do Senhor!/- Não faleis tantas palavras orgulhosas,/nem profiram arrogâncias vossos lábios!

A.- Pois o Senhor é o nosso Deus que tudo sabe./Ele conhece os pensamentos mais ocultos./- O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado,/mas os fracos se vestiram de vigor.

B.- Os saciados se empregaram por um pão,/mas os pobres e os famintos se fartaram./- Muitas vezes deu à luz a que era estéril,/mas a mãe de muitos filhos definhou.

A.- É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,/faz descer à sepultura e fez voltar;/- é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico,/é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.

B.- O Senhor ergue do pó o homem fraco,/e do lixo ele retire o indigente,/para fazê-lo assentar-se com os nobres/num lugar de muita honra e distinção.

A.- As colunas desta terra lhe pertencem,/e sobre elas assentou o universo./- Ele vela sobre os passos de seus santos,/mas os ímpios se extraviam pelas trevas.

B.- Ninguém triunfa se apoiando em suas forças;/os inimigos do Senhor serão vencidos;/sobre eles faz troar o seu trovão,/o Senhor julga os confins de toda a terra./- O Senhor dará a seu Rei a realeza/e exaltará o seu Ungido com poder.

Antífona - Se morrermos com Cristo, nós cremos que com Cristo também viveremos.

Salmo 96 - A glória do Senhor como juiz

Antífona. Jesus Cristo tornou-se para nós sabedoria de Deus, a mais sublime, santidade, justiça e redenção.

A.- Deus é Rei! Exulte a terra de alegria,/e as ilhas numerosas rejubilem!/- Treva e nuvem o rodeiam no seu trono;/que se apóia na justiça e no direito./- Vai um fogo caminhando à sua frente/e devora ao redor seus inimigos.

B.- Seus relâmpagos clareiam toda a terra; /toda a terra ao contemplá-los estremece./- As montanhas se derretem como cera/ante a face do Senhor de toda a terra;/- e assim proclama o céu sua justiça,/todos os povos podem ver a sua glória.

A.= "Os que adoram as estátuas se envergonhem/e os que põem a sua glória nos seus ídolos;/aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!"/= Sião escuta transbordante de alegria,/e exultam as cidades de Judá,/porque são justos, ó Senhor, vossos juízos!

B.= Porque vós sois o Altíssimo, Senhor,/muito acima do universo que criastes,/e de muito superais todos os deuses./= O Senhor ama os que detestam a maldade,/ele protege seus fiéis e suas vidas,/e da mão dos pecadores os liberta./- Uma luz já se levanta para os justos,/e a alegria, para os retos corações./- Homens justos, alegrai-vos no Senhor,/celebrai e bendizei seu Santo nome!

Antífona. Jesus Cristo tornou-se para nós sabedoria de Deus, a mais sublime, santidade, justiça e redenção.

Leitura Bíblica Is 50,5-7

O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado.

Responsório breve

D. Foi levado corno ovelha ao matadouro; e, maltratado, não abriu a sua boca.* De sua linhagem quem dela cogitou? R. Foi levado...

D. Da terra dos viventes foi cortado, por causa da revolta do seu povo. * R. De sua linhagem...

D. Glória ao Pai. R. Foi levado...

Cântico evangélico Benedictus Lc 1,68-79

Antífona. O sangue de Cristo, que a si mesmo ofertou-se pelo Espírito Santo como hóstia sem mancha, purifica noss'alma das obras da morte, para servir ao Deus vivo.

A.- Bendito seja o Senhor Deus de Israel,/porque a seu povo visitou e libertou;/- e fez surgir um poderoso Salvador/na casa de Davi, seu servidor,

B- como falara pela boca de seus santos,/os profetas desde os tempos mais antigos,/- para salvar-nos do poder dos inimigos/e da mão de todos quantos nos odeiam.

A.- Assim mostrou misericórdia a nossos pais,/recordando a sua santa Aliança/- e o juramento a Abraão, o nosso pai,/de conceder-nos que, libertos do inimigo,/= a ele nós sirvamos sem temor/em santidade e em justiça diante dele/enquanto perdurarem nossos dias.

B.= Serás profeta do Altíssimo, ó menino,/pois irás andando à frente do Senhor/para aplainar e preparar os seus caminhos,/- anunciando ao seu povo a salvação,/que está na remissão de seus pecados,

A.- Pela bondade, e compaixão de nosso Deus,/que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,/- para iluminar a quantos jazem entre as trevas/e na sombra da morte estão sentados/- e para dirigir os nossos passos,/guiando-os no caminho da paz.

Antífona. O sangue de Cristo, que a si mesmo ofertou-se pelo Espírito Santo como hóstia sem mancha, purifica noss'alma das obras da morte, para servir ao Deus vivo.

Preces

1.Irmãos e irmãs imploremos a Cristo Salvador, que nos remiu por sua morte e ressurreição; e digamos:

R. Senhor, tende piedade de nós!

2.Vós, que subistes a Jerusalém para sofrer a Paixão, e assim entrar na glóna,- conduzi vossa Igreja à Páscoa da eternidade. R.

3.Vós, que, elevado na cruz, deixastes a lança do soldado vos traspassar,- curai as nossas fendas. R.

4.Vós, que transformastes o madeiro da cruz em árvore da vida,- concedei de seus frutos aos que renasceram pelo batismo. R.

5.Vós, que, pregado na cruz, perdoastes o ladrão arrependido,- perdoai-nos também a nós pecadores. R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração

Ó Deus, que fizestes vosso Filho padecer o suplício da cruz para arrancar-nos à escravidão do pecado, concedei aos vossos servos e servas, a graça da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Benção Final

O Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor se compadeça de vós. O Senhor volva o seu olhar para vós e vos dê a sua paz.

Canto Final

Prova de amor maior não há,/que doar a vida pelo irmão.

1.Eis que Eu vos dou o Meu novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado!”

2.Vós sereis os meus amigos, se seguirdes Meu preceito: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado!”

3.Como o Pai sempre Me ama, assim também, Eu vos amei: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado!”

4.Permanecei em Meu amor e segui Meu mandamento: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado!”

Nenhum comentário: