sexta-feira, 14 de março de 2008

SEMANA SANTA - LAUDES DA TERÇA FEIRA


TERÇA-FEIRA DA SEMANA SANTA -LAUDES

D. Abri os meus lábios, ó Senhor.

R. E minha boca anunciará vosso louvor

Invitatório

Antífona: Cristo por nós foi tentado, sofreu e na cruz morreu: vinde todos adoremos!

D. - Vinde, exultemos de alegria no Senhor/aclamemos o rochedo que nos salva!/Ao seu encontro caminharemos com louvores,/ e com cantos de alegria o celebraremos!

D- Na verdade, o Senhor é o grande Deus,/o grande Rei, muito maior que os deuses todos./Tem nas mãos as profundezas dos abismos,/e as alturas das montanhas lhe pertencem;/- o mar é dele, pois foi ele quem o fez,/e a terra firme suas mãos a modelaram.

D. - Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,/e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!/- Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,/e nós somos o seu povo e seu rebanho,/as ovelhas que conduz com sua mão.

D.= Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:/"Não fecheis os corações como Meriba,/como em Massa, no deserto, aquele dia,/- em que outrora vossos pais me provocaram,/apesar de terem visto as minhas obras".

D. = Quarenta anos desgostou-me aquela raça/e eu disse: "Eis um povo transviado,/seu coração não conheceu os meus caminhos!"/E por isso lhes jurei na minha ira:/"Não entrarão no meu repouso prometido!"

Hino

Eu vim para que todos tenha vida,Que todos tenham vida plenamente.

1. reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.

2. "eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" Hoje és minha presença junto a todo sofredor:
Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.

3. " entreguei a minha vida pela salvação de todos" Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.

4. "vim buscar e vim salvar o que estava já perdido" Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança : Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

5. "este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo" É presença e alimento nesta santa comunhão:
Onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.

6. "salvará a sua vida quem a perde, quem a doa"
"eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus"
Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

7. "da ovelha desgarrada eu me fiz o bom pastor"
Reconduze, acolhe e guia a que de mim se extraviou:
Onde acolhes teu irmão, tu me acolhes, também, nele.

Salmo 42 – Saudades do templo

Antífona1. Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me! Do perverso e mentiroso libertai-me!

A.- Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me /contra a gente impiedosa; /- do homem perverso e mentiroso /libertai-me, ó Senhor!

B.- Sois vós o meu Deus e meu refúgio:/por que me afastais? /- Por que ando tão triste e abatido /pela opressão do inimigo?

A.- Enviai vossa luz; vossa verdade: /elas serão, o meu guia; /- que me levem ao vosso Monte santo, /até a vossa morada!

B.- Então irei aos altares do Senhor, /Deus da minha alegria. /- Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, /meu Senhor e meu Deus!

A.- Por que to entristeces, minh'alma, /a gemer no meu peito? /- Espera em Deus! Louvarei novamente /o meu Deus Salvador!

Antífona1. Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me! Do perverso e mentiroso libertai-me!

Cântico Is 38,10-14.17-20 - Angústia de um agonizante e alegria da cura

Antífona 2. Defendestes minha causa, ó Senhor; sois defensor da minha vida, ó meu Deus!

A.- Eu dizia: "É necessário que eu me vá /no apogeu de minha vida e de meus dias; /- para a mansão triste dos mortos descerei,
sem viver o que me resta dos meus anos".

B.= Eu dizia: "Não verei o Senhor Deus/ sobre a terra dos viventes nunca mais; /nunca mais verei /um homem neste mundo!"

A.- Minha morada foi à força arrebatada;/ desarmada como a tenda de um pastor./- Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida,/ mas agora foi cortada a sua trama.

B.- Vou me acabando de manhã até à tarde, /passo a noite a gemer até a aurora. /- Como um leão que me tritura os ossos todos, /assim eu vou me consumindo dia e noite.

A..- O meu grito é semelhante ao da andorinha,/ o meu gemido se parece ao da rolinha./- Os meus olhos já se cansam de elevar-se,/de pedir-vos: "Socorrei-me, Senhor Deus!"

B.- Mas vós livrastes minha vida do sepulcro, /e lançastes para trás os meus pecados./- Pois a mansão triste dos mortos não vos louva,/nem a morte poderá agradecer-vos;

A.- para quem desce à sepultura é terminada/ a esperança em vosso amor sempre fiel./- Só os vivos é que podem vos louvar,/ como hoje eu vos louvo agradecido.

B.- O pai há de contar para seus filhos/vossa verdade e vosso amor sempre fiel./= Senhor, salvai-me!/ Vinde logo em meu auxílio,/ e a vida inteira cantaremos nossos salmos, /agradecendo ao Senhor em sua casa.

Antífona2 – Defendestes minha causa, ó Senhor; sois defensor da minha vida, ó meu Deus!

Salmo 64 Solene ação de graças

Antífona3. É justo o meu servo e a muitos fará justos, carregando os seus pecados.

A. - Ó Senhor, convém cantar vosso louvor/ com um hino em Sião! /- E cumprir os nossos votos e promessas, / pois ouvis a oração.

B.- Toda carne há de voltar para o Senhor, /por causa dos pecados. /- E por mais que nossas culpas nos oprimam, /perdoais as nossas faltas.

A.- É feliz quem escolheis e convidais/ para morar em vossos átrios! /- Saciamo-nos dos bens de vossa casa/ e do vosso templo santo.

B.- Vossa bondade nos responde com prodígios, / nosso Deus e Salvador! /- Sois a esperança dos confins de toda a terra /e dos mares mais distantes.

A.- As montanhas sustentais com vossa força: /estais vestido de poder. /- Acalmais o mar bravio e as ondas fortes /e o tumulto das nações.

B.- Os habitantes mais longínquos se admiram/ com as vossas maravilhas. /- Os extremos do nascente e do poente/ inundais de alegria.

A.- Visitais a nossa terra com as chuvas, /e transborda de fartura. /- Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, /e preparais o nosso trigo.

B.- É assim que preparais a nossa terra: /vós a regais e aplainais, /- os seus sulcos com a chuva amoleceis/e abençoais as sementeiras.

A.- O ano todo coroais com vossos dons, / os vossos passos são fecundos; /- transborda a fartura onde passais, /brotam pastos no deserto.

B.- As colinas se enfeitam de alegria, / e os campos, de rebanhos; /- nossos vales se revestem de trigais: /tudo canta de alegria!

Antífona3. É justo o meu servo e a muitos fará justos, carregando os seus pecados.

Leitura Bíblica Zc 12,10-11a

Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito. Naquele dia haverá um grande pranto em Jerusalém.

Responsório breve

D. Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis?
* Vós, agora, nos deixastes e humilhastes! R. Levantai-vos...
D. Despertai! Não nos deixeis eternamente! R.* Vós agora...
D. Glória ao Pai...R. Levantai-vos...

Cântico evangélico Benedictus Lc 1,68-79

Antífona. Glorifica-me, Pai, em ti mesmo com a glória que eu tinha em ti já bem antes do início do mundo!

A.- Bendito seja o Senhor Deus de Israel,/porque a seu povo visitou e libertou;/- e fez surgir um poderoso Salvador/na casa de Davi, seu servidor,

B- como falara pela boca de seus santos,/os profetas desde os tempos mais antigos,/- para salvar-nos do poder dos inimigos/e da mão de todos quantos nos odeiam.

A.- Assim mostrou misericórdia a nossos pais,/recordando a sua santa Aliança/- e o juramento a Abraão, o nosso pai,/de conceder-nos que, libertos do inimigo,/= a ele nós sirvamos sem temor/em santidade e em justiça diante dele/enquanto perdurarem nossos dias.

B.= Serás profeta do Altíssimo, ó menino,/pois irás andando à frente do Senhor/para aplainar e preparar os seus caminhos,/- anunciando ao seu povo a salvação,/que está na remissão de seus pecados,

A.- Pela bondade, e compaixão de nosso Deus,/que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,/- para iluminar a quantos jazem entre as trevas/e na sombra da morte estão sentados/- e para dirigir os nossos passos,/guiando-os no caminho da paz.

Antífona. Glorifica-me, Pai, em ti mesmo com a glória que eu tinha em ti já bem antes do início do mundo!

Preces

1.Irmãos e irmãs Imploremos a Cristo Salvador, que nos remiu por sua morte e ressurreição; e digamos:

R. Senhor, tende piedade de nós!

2.Vós, que subistes a Jerusalém para sofrer a Paixão, e assim entrar na glória,- conduzi vossa Igreja à Páscoa da eternidade. R.

3.Vós, que, elevado na cruz, deixastes a lança do soldado vos transpassar,- curai as nossas feridas. R.

4.Vós, que transformastes o madeiro da cruz em árvore da vida,
- concedei os frutos dessa árvore aos que renasceram pelo batismo. R.

5.Vós, que, pregado na cruz, perdoastes o ladrão arrependido,
- perdoai-nos também a nós pecadores. R.

Pai nosso...

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Benção Final

O Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor se compadeça de vós. O Senhor volva o seu olhar para vós e vos dê a sua paz.

Canto Final

1. Bendito és tu, ó Deus Criador, * revestes o mundo da mais fina flor; * restauras o fraco que a ti se confia * e junto aos irmãos, em paz, o envias.

Ó, Deus do universo, és Pai e Senhor, * por tua bondade recebe o louvor!

2. Bendito és tu, ó Deus Criador, * por quem aprendeu o gesto de amor: * Colher a fartura e ter a beleza * de ser a partilha dos frutos na mesa!

3. Bendito és tu, ó Deus criador, * fecundas a terra com vida e amor! * A quem aguardava um canto de festa, * a mesa promete eterna seresta!

Nenhum comentário: